.jpg)
Quando os discípulos voltaram e contaram isso a Lao Tsé, ele riu e disse:
"Se quiserem sobreviver nesse mundo, sejam como essa árvore: completamente inúteis. Nesse caso, ninguém irá querer machucar vocês. Se forem retos e alinhados, serão cortados, irão virar móveis na casa de alguém. Se forem belos, serão vendidos no mercado, se tornarão objetos. Mas, Se forem inúteis como a árvore, ninguém irá lhes fazer mal. E vocês poderão crescer, tornando-se grandes e vastos, e milhares de pessoas poderão encontrar uma sombra ao lado de vocês".
Lao Tsé tem uma lógica completamente diferente da que existe na sua cabeça. Ele diz: seja o último. Mova-se no mundo como se você não existisse. Permaneça anônimo. Não tente ser o primeiro, não seja competitivo, não tente provar seu valor. Não é necessário. Permaneça inútil e aproveite. Claro que ele não esta sendo prático. Mas se você entender as palavras de Lao Tsé, descobrirá que ele está sendo prático no nível mais profundo, porque a vida é feita para ser desfrutada e celebrada, a a vida não foi feita para que você se torne um utilitário. A vida está mais próxima da poesia do que dos artigos à venda no mercado. Deveria ser sempre assim: poesia, música, dança. Lao Tsé diz: se você tentar ser muito esperto, se tentar ser muito útil, vc será usado. Se tentar ser muito prático, em algum momento irão lhe colocar um cabresto, porque o mundo não pode deixar em paz aqueles que são práticos. Lao Tsé diz, então, que tudo isso deve ser deixado de lado. Abandone essas idéias. Se quiser ser um poema, um êxtase, esqueça da utilidade. Premaneça sincero a si mesmo.
Para mim é sempre facinante explorar o funcionamento da mente dos grandes sabios orientais. Eles são imprevisiveis e sua forma de enxergar o mundo e as situações são unicas. Na minha opinião nesse texto ele tocou num dos pontos que geram mais conflitos e sofrimento em nossa sociedade que é a necessidade de ser util e perfeito para que seja aceito, amado e respeitado, ou seja, as pessoas acreditam que serão amadas apenas pelo que elas podem fazer e oferecer e nunca pelo que elas são
Nenhum comentário:
Postar um comentário